Automatização de processos: como aplicar em minha farmácia?

Com o empoderamento do consumidor, a automatização de processos ganha grande destaque como forma de transformar etapas do processo comercial de diversas empresas e melhorar a experiência do público. As farmácias são um tipo de empreendimento que, ao investir em equipamentos de automação comercial, podem notar grande melhora na forma de atendimento e no gerenciamento de seus produtos. Se você deseja entender como aplicar essa inovação na sua drogaria, continue lendo nosso artigo!

 

Software de gestão

Disponível especialmente para o setor farmacêutico, os softwares de gestão trazem diversas vantagens para esse tipo de negócio. Ao adotá-lo, nota-se maior facilidade em realizar tarefas, controlar vendas diárias e supervisionar o estoque do empreendimento. Outros benefícios de um software de gestão para farmácias é otimizar o tempo de processos comerciais, reduzir erros humanos e melhorar a gestão de funcionários da empresa.

Balanças de pessoas

Toda farmácia disponibiliza uma balança de pessoas para os clientes. Diferente dos modelos normalmente comprados para ter em casa, a balança encontrada em drogarias oferece maior exatidão na pesagem e auxilia na definição da melhor dosagem de alguns medicamentos cuja medida é calculada com base no peso e altura do paciente.

Inclusive, as balanças em questão são normalmente posicionadas de maneira que fiquem visíveis para quem passa pela loja, servindo como um atrativo para entrar na farmácia.

Equipamentos checkout

Os equipamentos checkout desempenham um papel crucial na automação dos processos de uma farmácia. Quando o cliente se direciona ao caixa, o colaborador do empreendimento realiza o procedimento padrão de usar um dispositivo para ler os códigos de barras dos medicamentos e outros produtos vendidos no local ou os digita no sistema da loja a fim de obter o custo final da compra de cada cliente. Por funcionar de forma integrada com o sistema de gestão, ajuda a armazenar dados de cada venda realizada.

Há outros equipamentos de automação comercial que também desempenham um ótimo papel em farmácias, como gavetas de dinheiro, pin pads e o dispositivo de pesquisa de satisfação. A gaveta de dinheiro é um equipamento simples de automação comercial que promete manter o dinheiro vivo arrecadado em segurança, garantindo a proteção dos lucros do negócio. Já o pin pad viabiliza o pagamento eletrônico pelas mercadorias da farmácia, e sua principal vantagem é aceitar diversas bandeiras de cartão e consequentemente atender maior parte do público.

Em algumas farmácias, o dispositivo de pesquisa de satisfação é adotado como uma forma simples e rápida, no caixa, para o consumidor avaliar sua experiência no estabelecimento. Essa informação pode ser posteriormente utilizada na hora de analisar resultados e planejar futuras mudanças no atendimento e portfólio de produtos.

 

Leitor 2D

De acordo com a Lei da Rastreabilidade, as farmácias devem adquirir leitores de código de barras para assegurar que seus medicamentos sejam rastreados durante todo o processo. Muitos estabelecimentos possuem equipamentos que leem apenas os códigos de barras passados, e precisam substituí-los por modelos capazes de ler o novo código de barras 2D dos remédios.

 

A Automatizando possui um portfólio extenso de produtos de automação comercial. Visite a loja da marca e encontre todos os produtos deste e de outros posts e surpreenda-se com nossa qualidade e comprometimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *